sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Idade e Maturidade

Anteontem, tive uma conversa muito interessante com uma amiga minha sobre o post anterior.

Na opinião dela, existem certas coisas que exigem uma maturidade que só vem com a idade, e uma destas coisas seria justamente consguir separar o lado pessoal do profissional no coaching. Um coach contratado por uma empresa tem que saber o que tratar e o que não tratar numa sessão de coaching, afinal ele está trabalhando para auxiliar o coachee na sua performance na empresa.

Pessoalmente, pela minha experiência de trabalho com coaching, reconheço este desafio, mas acho que esta não é uma competência que depende necessariamente da idade, mas sim de o coach trabalhar em si certas distinções que permitam a ele perceber como abordar certos assuntos e como direcionar o diálogo com o coachee. Claro que a experiência ajuda bastante.

A minha modalidade principal de atuação é o life coaching (coaching pessoal), mas não pelas razões acima, e sim porque a minha missão pessoal como coach é contribuir para a felicidade das pessoas, e acredito que a melhor forma de fazer isto é trata-las de forma holística, afinal todas as esferas da vida de uma pessoa são interligadas, e é necessário um equilíbrio entre elas para que a pessoa possa se sentir integralmente realizada. Desta forma, considero a separação entre "pessoal" e "profissional", como a sociedade coloca, algo artificial e que não reflete a realidade.

Reconheço que o processo de coaching se beneficia muito da experência de vida do coach, que traz a ele uma grande bagagem para entender situações e articular distinções. Por esta razão, prefiro trabalhar com coachees na minha faixa de idade, entre 20 e 30 anos, mas as minhas experiências recentes com coachees mais velhos tem me feito questionar isto. Percebi que, no coaching pessoal, algumas vezes a diferença de idade é benéfica, pois me permite perceber a situação de formas que o coachee normalmente tem dificuldade de enxergar, e esta troca de pontos de vista é uma enorme fonte de aprendizagem no coaching.

Infelizmente, meu contrato de confidencialidade com os coachees não permite que eu traga para cá estas experiências, mas vou perguntar a alguns deles se me dão autorização para compartilhar este aprendizado, pelo menos de modo superficial.

* Distinção: Em coaching, uma distinção é definida como uma forma particular de enxergar e entender determinada situação. Muitas vezes, se não conseguimos solucionar um problema ou entender o ponto de vista de outra pessoa, é porque nos faltam as distinções adequadas. Quando vizualizamos a situação de uma forma diferente, podemos enxergar caminhos e razões que antes não conseguíamos. Um dos principais benefícios do coaching é a geração de novas distinções.

Nenhum comentário: