segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que é coaching?

Antes de qualquer coisa, acho que devo explicar o que é essa ferramenta e para que serve.

O coaching é uma técnica conversacional utilizada para auxiliar indivíduos no desenvolvimento das distinções e habilidades necessárias para solucionar os problemas em questão, sejam problemas pessoais ou profissionais. O processo de coaching parece com uma sessão de aconselhamento, mas é diferente em profundidade e foco, pois o objetivo é gerar um compromisso de ação construtiva, que consolide a aprendizagem do coachee (cliente).

Quanto ao ambiente de atuação, o coaching pode ser dividido em duas grandes modalidades: coaching organizacional (que inclui o famoso coaching executivo) e coaching pessoal, ou coaching de vida (também chamado de life coaching).

O coaching organizacional visa ao desenvolvimento das competências profissionais e relacionais dos colaboradores chave de uma empresa, ajudando a dissolver obstáculos internos do indivíduo e atitudes prejudiciais à sua performance no cargo. Freqüentemente, a empresa é quem determina as áreas a serem trabalhadas pelo coach, com base nas fraquezas percebidas na avaliação de desempenho do colaborador, ou em novas expectativas sobre ele (como, por exemplo, preparando-o para receber uma promoção). Esta modalidade também é muito utilizada para desenvolver habilidades de decisão e liderança, sobretudo em executivos e líderes de equipe.

Já o coaching pessoal tem como finalidade auxiliar o coachee a se realizar nas diversas esferas da sua vida, de forma integrada, atingindo suas metas pessoais em domínios como trabalho, lazer, família, relacionamentos, saúde etc. O papel do coach aqui é de ajudar o coachee a equilibrar as diversas esferas da sua vida e viver de forma coerente com seus valores e propósitos. Diferente do coaching organizacional, o foco central é nas necessidades do coachee, não da empresa, mesmo que eventualmente estas necessidades possam se sobrepor (ou se chocar). É parte integrante do papel do coach ajudar o coachee a visualizar a si mesmo de forma mais clara, para que possa distinguir suas reais necessidades e compará-las com as demandas externas feitas nas diferentes esferas da sua vida.

É importante notar que o coach não está lá para realizar os objetivos do coachee, nem para tomar decisões por ele, mas sim para ajudá-lo a desenvolver as atitudes e comportamentos necessários para atingir estes objetivos. O coach deverá ajudar o coachee a assumir responsabilidade e colocar-se como agente ativo frente às circunstâncias que o cercam.

* Coach: É a pessoa que guia a sessão de coaching.
* Coachee: É o cliente, a pessoa que recebe o coaching. (O termo "receber" não é o mais adequado, já que o coaching é um processo interativo, mas não consegui pensar em outro).

Nenhum comentário: